março 31, 2009

março 30, 2009

CONTOS DE DESENCONTROS

Sábado, 28 de Março 2009
Mónica Godinho Cunha, lançou sua primeira obra literária. Foi em Lisboa: "Contos de Desencontros". O Maktub quer prestar-lhe homenagem e, por isso, aqui ficam algumas pinceladas do que por lá se passou.


Algumas palavras da apresentadora do livro, a escritora Maria Manuel Viana (viúva de Eduardo Prado Coelho):
(...) E ao sentirmo-nos identificados (ou identificáveis) com as personagens, havia ainda de criar a situação. Ora a Mónica move-se num campo que nos é comum a todos, aquele a que poderíamos chamar a Pátria dos Afectos e que é, no fundo, a Essência da Lírica. (Eu hoje sinto-me infeliz mas houve um momento no meu passado em que fui profundamente feliz).
O pathos é sentido e vivido por nós e reconhecemo-lo como nosso, identificamo-lo e, no momento em que se torna dolorosamente insuportável, a Mónica oferece-nos a catarse como saída possível – quando ainda é possível haver saída.
A AUTORA:
"Escrever contos que coubessem numa página A4. Desta ideia simples nasceu, no Verão passado, o livro “Contos de Desencontros”.
Os 12 contos, curtos e intensos, têm a ambição de “fazer sentir” e abordam temas como o amor, o desejo, a paixão, a violência doméstica, a homossexualidade, os encontros e os desencontros da vida.
Em termos de processo criativo, confesso que a minha mão foi-se soltando e libertando personagens, o reformado que quer começar a viver, o palhaço que não consegue verter uma lágrima, a prostituta que gosta de poesia, entre outras.
Todavia, para mim, é na combinação forte entre texto e imagem, propiciada pelo facto de ser também a autora de todas as colagens que ilustram o livro, incluindo a capa, que reside a sua originalidade.
Para finalizar, desejo-vos a todos um bom “encontro artístico” com o meu livro, que espero seja a partir de hoje, também vosso."

A SALA

PARABÉNS MINHA QUERIDA PRIMA. QUE A OBRA CHEGUE A CABO VERDE, O MAIS RÁPIDO POSSIVEL!

março 24, 2009

Kriol Jazz Festival – Workshops na Uni-CV


No decorrer do Kriol Jazz Festival, a Universidade de Cabo Verde – Uni-CV, realizará workshops com alguns músicos que participarão do Festival.

Os workshops propostos fazem parte de uma iniciativa conjunta entre a Harmonia e a Universidade de Cabo Verde.

À semelhança dos workshops anteriores, propôe-se com mais esta iniciativa dar a oportunidade aos músicos que participam no Festival, transmitir seus conhecimentos e experiências musicais para os músicos e público Cabo-verdianos em geral.

Dia 1 de Abril, quarta-feira as 18h30 no auditório da Uni-CV


JORGE REYES

CHANGUITO

EL PANGA RAMOS

Dia 4 de Abril, sábado as 15h30 no auditório da Uni-CV

LENINE

Dia 5 de Abril, sábado as 15h30 no auditório da Uni-CV

MÁRIO CANONGE

ATÉ QUE ENFIM!!!!!!!!!!

- NOTA DE IMPRENSA -
ASSUNTO: Gasóleo e Gasolina mais baratos a partir das 00 horas de 24 de Março de 2009

A Agência de Regulação Económica (ARE), acompanhando a evolução da conjuntura internacional e face à entrada em consumo de um lote adquirido a custo mais baixo, informa ao público, em geral, sobre a nova actualização dos preços dos combustíveis, a entrar em vigor a partir das 00 horas do dia 24 de Março de 2009, ao abrigo do disposto no nº11 do Decreto-Lei nº 27/03 de 25 de Agosto e na Resolução nº25/02 de 22 de Julho, que define os princípios a que deve obedecer o mecanismo de fixação de preços dos produtos petrolíferas.

O preço do crude registou na última semana um acréscimo de cerca de 12%, fechando a semana acima dos 50US$/bar. As cotações dos produtos derivados do petróleo, no mercado internacional também começam a dar sinais de alguma inversão de tendência em alta com a expectativa de retoma da procura.

Entretanto, face ao desfasamento existente entre a importação e entrada de lotes em consumo, para alguns produtos o efeito da baixa dos preços no mercado internacional continua a fazer-se sentir, determinando a queda dos preços no mercado interno.

Na sequência desta nova actualização de preços dos combustíveis, o Presidente do Conselho de Administração da ARE, Dr. João Renato Lima, pretende conceder uma Conferência de Imprensa, amanhã, 24, pelas 10:30, nas suas instalações, sita na Avenida Cidade de Lisboa.
GASOLINA PASSA DE 160$00 PARA 96$70
GASÓLEO PASSA DE 112$40 PARA 76$40

março 21, 2009

março 16, 2009

LA MC MALCRIADO


GRANDE CONCERTO
com o grupo
LA MC MALCRIADO


Sábado, 21 de Março 2009
19h30
Pátio Liceu Domingos Ramos

- Entrada livre -

GRUPO CARAMBA NO CCB


março 12, 2009

LUZ

Como me sinto impotente perante a morte!!!!

COMO É POSSIVEL?



" DENMARK 'S SHAME "
Os Vikings estão de volta!

Apesar de parecer incrivel, este "costume" continua até hoje, em Dantesque, - nas Faroe Islands, ( Denmark ) .


Um país supostamente "civilizado" e membro da UE.
Para muita gente, este ataque à vida passa despercebido, como um costume para "mostrar" a passagem à idade adulta. É de uma atrocidade absoluta. Ninguém mexe uma palha para acabar com esta barbaridade contra os"Calderon", um golfinho inteligente e tranqulo que se aproxima dos homens demonstrando amizade.

março 11, 2009

MEU QUERIDO AMIGO!

MEU QUERIDO AMIGO!
Peço emprestado todos os Anjos,
para se juntarem aos teus,
de modo a que a LUZ seja infinitamente grande
pare te receber!
foto retirada do Praia City

A razão por que a despedida nos dói tanto é que nossas almas estão ligadas.Talvez sempre tenham sido e sempre serão.Talvez nós tenhamos vivido mil vidas antes desta e em cada uma delas nós nos encontramos. E talvez a cada vez tenhamos sido forçados a nos separar pelos mesmos motivos. Isso significa que este adeus é ao mesmo tempo um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá.

(Diário de uma paixão)

Nicholas Sparks

março 05, 2009

março 02, 2009

GUINÉ BISSAU DE LUTO

Por Alberto Dabo


BISSAU (Reuters) - Soldados mataram o presidente de Guiné-Bissau, João Bernardo "Nino" Vieira, na segunda-feira em um aparente ataque motivado por vingança horas depois de o comandante do Exército da nação no oeste africano ter sido assassinado, disseram moradores e fontes da área de segurança.
Tiroteios e explosões ressoaram na cidade de Bissau nas primeiras horas da segunda-feira. A maior parte dos moradores ficou em casa, e não estava claro quem controlaria o país.
"A morte do chefe de Estado João Bernardo Vieira está confirmada. Sua mulher está na embaixada angolana", disse à Reuters Sandji Fati, um coronel aposentado do exército, na capital Bissau.
"Nino Vieira recusou-se a deixar sua residência quando diplomatas da embaixada angolana foram apanhá-lo e à sua mulher para um local seguro", afirmou Fati.
Fontes ligadas à área de segurança confIrmaram a morte do presidente, e dois moradores de Bissau que vivem perto de sua casa afirmaram ter sido informados por guardas presidenciais que Vieira havia sido morto ali.
A ex-colônia portuguesa, de 1,6 milhões de habitantes, sofreu com anos de golpes e conflitos civis e tem sido usada nos últimos anos como rota por traficantes latino-americanos de cocaína visando o mercado europeu.
Vieira é um ex-militar que governou o país até ser deposto em uma guerra civil na década de 1990. Ele retornou ao poder em uma eleição em 2005.
O presidente vinha entrando em choque com o chefe das forças armadas, general Batista Tagme Na Wai, que foi morto em um ataque na noite de domingo que também destruiu parte do quartel-general das forças armadas.
"Na noite passada, o chefe do Estado-Maior foi morto, e o presidente foi morto nesta manhã enquanto tentava deixar sua casa. Sua casa foi atacada por um grupo de militares", disse à Reuters uma autoridade do bloco regional da África ocidental, Ecowas, que pediu para não ser identificado.
Uma fonte de segurança disse que soldados da etnia balante, a mesma de Tagme Na Wai, lideraram o ataque a Vieira, e saquearam sua casa.
"Tagme sempre disse que seu destino e o do presidente estavam ligados. E que, se ele morresse, o presidente também morreria", disse a fonte.
Portugal condenou ambos os ataques em um comunicado e fez um apelo para "o total respeito à ordem constitucional no país".

Reuters - 02/03/2009