julho 24, 2008

MINHA ELEITA

MAR DE SOPHIA
Lauro Lisboa Garcia - Estadão, 10/11/2006

Senhora das águas

Dentro do Mar Tem Rio é o projeto temático de Maria Bethânia(...)

Mais do que outros elementos da natureza, a água - com seus derivados e analogias - sempre teve presença de profundo significado no repertório de Maria Bethânia. Agora, em generosa e caudalosa corrente, o tema desemboca em dois álbuns temáticos, de lançamento simultâneo: Pirata (Quitanda), em que se aprofunda no universo folclórico, nos rios, elementos da vida interiorana e na memória afetiva da terra natal, Santo Amaro da Purificação, na Bahia; e Mar de Sophia (Biscoito Fino), em que singra pela poesia da portuguesa Sophia Mello Breyner, descortinando uma peculiar visão feminina sobre o mar, seus símbolos e a relação histórica com Portugal.

Entre letras que versam sobre a água em diversos estados (naturais ou de espírito), metáforas e funções - rio, chuva, mar, lágrima, navegação, saudade, esperança, prazer, sofrimento e até gestação -, Bethânia reuniu canções inéditas (em maior número) e antigas (algumas clássicas, outras guardadas na memória), incluindo temas folclóricos, e de um punhado de compositores e letristas com quem tem absoluta afinidade. Arnaldo Antunes, Caetano Veloso, Dorival Caymmi, Vanessa da Mata, Roberto Mendes, Villa-Lobos, Ana Carolina, Edu Lobo, Capinam, Jorge Portugal, Vevé Calazans, Vinicius de Moraes, Antonio Carlos Jobim e João de Barro estão entre eles. Bem como textos poéticos, que ela alterna ou funde com as canções, assinados por autores brasileiros e portugueses que também lhe são caros, como João Cabral de Mello Neto, Guimarães Rosa e Fernando Pessoa, além da citada Sophia Mello.

Embora não cante nenhuma letra que fale diretamente sobre a poluição e o desperdício de água, este é um alerta latente no trabalho de Bethânia, que também já tinha tocado na ferida ao regravar Purificar o Subaé (de Caetano) no álbum Brasileirinho (de 2004). 'Não posso ficar de professora, mas a partir do momento em que eu digo o que digo aí, estou falando da coisa. Não vou dar uma aula. Não é assim', diz Bethânia. 'Sou uma cantora popular, faço algumas coisas que as pessoas têm algum prazer em ouvir, espero, mas falando do elemento mais importante, a meu ver, na face da Terra, e que está sendo dizimado, vai acabar', alerta.

Sem comentários: