fevereiro 09, 2009

CONFERÊNCIA "Serviço Público de Televisão"

Conferência:
“Serviço Público de Televisão”

A Reitoria da Universidade de Cabo Verde tem a honra de convidar para uma conferência sobre o Serviço Público de Televisão, a ter lugar na próxima quarta-feira, 11 de Fevereiro de 2009, pelas 18h00, no Auditório da Reitoria da Uni-CV. O orador será o jornalista brasileiro Paulo Markun, Presidente/Director da TV Cultura (canal público do estado de S. Paulo).


Tópicos da Conferência
A democracia define-se sobretudo pelo princípio da pluralidade e complementaridade entre os vários sectores que enformam a sociedade. Nesse contexto a imprensa desempenha um papel primordial enquanto veículo de expressão e intermediação. Ela goza de um estatuto transversal que extravasa o político, o económico ou o religioso, mormente os órgãos públicos.
1. Como cuidar da necessidade (que não é corporativa, mas cultural e educativa) da inclusão de programação independente e regionalizada nos órgãos públicos?
2. Um bom órgão público não existe sem um bom jornalismo. Como praticar um bom jornalismo em situação de absoluta autonomia em relação ao Estado e, de maneira muito particular, ao governo?
3. Como lidar com a necessidade de experimentação, de criação de novas linguagens?

Paulo Markun
Director-presidente da Fundação Padre Anchieta, proprietária da TV Cultura, considerada uma das emissoras públicas mais importantes do Brasil, Paulo Markun, ao longo da sua vida profissional foi repórter, editor, comentarista, chefe e director de redacção em estações de televisão, jornais e revistas. Passou praticamente por todos os canais de televisão brasileiros, incluindo a Rede Manchete, a Rede Globo e a Rede Record.
Foi, durante muitos anos, apresentador do programa Roda Viva da TV Cultura, um dos mais emblemáticos programas daquela estação pública. Foi presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de Santa Catarina e é autor de oito documentários e doze livros
, sobre questões que vão da SIDA à Timor, passando pela ditadura militar no Brasil, entre outros temas.

Sem comentários: