março 30, 2009

CONTOS DE DESENCONTROS

Sábado, 28 de Março 2009
Mónica Godinho Cunha, lançou sua primeira obra literária. Foi em Lisboa: "Contos de Desencontros". O Maktub quer prestar-lhe homenagem e, por isso, aqui ficam algumas pinceladas do que por lá se passou.


Algumas palavras da apresentadora do livro, a escritora Maria Manuel Viana (viúva de Eduardo Prado Coelho):
(...) E ao sentirmo-nos identificados (ou identificáveis) com as personagens, havia ainda de criar a situação. Ora a Mónica move-se num campo que nos é comum a todos, aquele a que poderíamos chamar a Pátria dos Afectos e que é, no fundo, a Essência da Lírica. (Eu hoje sinto-me infeliz mas houve um momento no meu passado em que fui profundamente feliz).
O pathos é sentido e vivido por nós e reconhecemo-lo como nosso, identificamo-lo e, no momento em que se torna dolorosamente insuportável, a Mónica oferece-nos a catarse como saída possível – quando ainda é possível haver saída.
A AUTORA:
"Escrever contos que coubessem numa página A4. Desta ideia simples nasceu, no Verão passado, o livro “Contos de Desencontros”.
Os 12 contos, curtos e intensos, têm a ambição de “fazer sentir” e abordam temas como o amor, o desejo, a paixão, a violência doméstica, a homossexualidade, os encontros e os desencontros da vida.
Em termos de processo criativo, confesso que a minha mão foi-se soltando e libertando personagens, o reformado que quer começar a viver, o palhaço que não consegue verter uma lágrima, a prostituta que gosta de poesia, entre outras.
Todavia, para mim, é na combinação forte entre texto e imagem, propiciada pelo facto de ser também a autora de todas as colagens que ilustram o livro, incluindo a capa, que reside a sua originalidade.
Para finalizar, desejo-vos a todos um bom “encontro artístico” com o meu livro, que espero seja a partir de hoje, também vosso."

A SALA

PARABÉNS MINHA QUERIDA PRIMA. QUE A OBRA CHEGUE A CABO VERDE, O MAIS RÁPIDO POSSIVEL!

1 comentário:

MóniKa disse...

Obrigada prima e até breve (espero)!
Beijinhos
Mónica