março 23, 2010

AVE MARIA NOS ACUDA!

Uma erupção vulcânica submarina próxima da ilha do Fogo, no sul do arquipélago de Cabo Verde, poderá criar uma nova ilha e provocar um tsunami, revela um estudo do Instituto Leibnitz (Alemanha).

O estudo, que será publicado esta semana pelo Geophysical Journal International, indica que têm sido detetados sismos na região da montanha submarina Cadamosto, a sudoeste do Fogo, e refere que os movimentos mais recentes ocorreram em 1998 e 2004.

A pesquisa não adianta estimativas sobre quando poderão ocorrer os próximos sismos submarinos, mas lembra que poderão ocorrer tsunamis de grande intensidade.

As observações realizadas pelos cientistas permitiram identificar uma série de cones vulcânicos na área submarina entre as ilhas de Fogo e Brava.

Os cientistas afirmam que a distribuição das crateras indica a possibilidade de dois sistemas de canalização de lavas: um em direção ao canal entre Fogo e Brava, e outro para a montanha submarina Cadamosto.

As estações sísmicas colocadas na região após a erupção de 2004 permitiram localizar sedimentos e lavas no local e foi a partir dessas observações que os cientistas colocaram a possibilidade de se gerar maior intensidade sísmica em torno da montanha Cadamosto, o que poderá levar ao “nascimento” de uma nova ilha.

Segundo a Visão News, o trabalho geológico é bastante complicado nos fundos marinhos e, por essa razão, o estudo do vulcanismo submarino está muito menos desenvolvido do que o de superfície.

A actividade vulcânica submarina pode não ter efeitos desastrosos, como ocorreu no arquipélago cabo-verdiano em 1998 ou 2004, mas é suscetível de originar tsunamis com consequências imprevisíveis.

“Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo (movimento no interior da terra), um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro”, lê-se.

A Visão News lembra que, se o fenómeno registado em 2004 em Cabo Verde passou despercebido, a 26 de Dezembro do mesmo ano um maremoto provocou o tsunami do Oceano Índico, causando mais de 285 mil vítimas.

in, www.http://bomdia.lu

1 comentário:

Meire Ruiz disse...

Olá! Calma, não entre em pânico. Sempre há tempo de um alerta antes da tragédia. Mas como me parece falho esses sistemas, descobri um site bem legal, onde a gente monitora o planeta em tempo real.
Espero sua visita no meu blog, lá está o link para este site(não saio mais de lá)
ABRAÇOS.