março 20, 2012

PENSAMENTOS DE OSHO....

O PODER....

Em seu obra " O Livro da Compreensão", Osho fala do Poder, e a certa altura, a propósito da afirmação " O poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente" ele diz:

"(...) Não acho que seja assim (...) o meu entendimento é de que o poder corrompe certamente, mas corrompe apenas uma pessoa que era potencialmente corruptivel. Podia não ser conhecida como corrupta antes, porque nunca houvera oportunidade para tal, nunca tivera poder. Mas o poder por si só, não pode corromper uma pessoa que não tem potencial para a corrupção. (...) o poder está apenas a revelar a pessoa. O poder está a concretizar aquilo que antes era apenas potencial."


1 comentário:

PEA disse...

Sim querida, vc está certa, assim como Osho tbm está certo, a questão é que o significado de poder é diferente na sua fala e na fala dele, quando Osho diz: " O poder corrompe, e o poder absoluto corrompe absolutamente" ele esta´dizendo que uma pessoa que tem poder já é uma pessoa corrompida internamente, pois se vê separada daquilo sobre o qual tem poder.