agosto 05, 2007

A PROPÓSITO: PARA ONDE VAMOS?


PRODUÇÃO DE LIXO

Festa, já houve!
Bastante barulho, bebida e boa disposição.
No dia seguinte, a mesma imagem de sempre……..muito lixo! Garrafas sobretudo, caixas, papel, pedaços de tudo. Contudo, desta feita, a coisa não foi organizada pela Câmara, mas sim por uma instituição privada: a LG!
A praia da Gamboa, local de eleição para este tipo de eventos, está um nojo! Digna de uma cidade capital!
Será que, não houve nenhuma preocupação, na altura da concessão do espaço, em se criar uma cláusula, que obriga à limpeza do mesmo, imediatamente a seguir ao término do evento? Não acredito! No entanto, tudo leva a crer que não!
Hoje, pela manhã, no meu habitual passeio pela cidade, fui confrontada com um cenário digno da guerra dos “vikings”… nem queria acreditar. Espalhados aqui e ali, consegui vislumbrar, uns rapazes, catando alguns papéis à beira da estrada, com a ajuda de um outro pedaço de papelão e uma caixa vazia de cerveja…. Pensei: “hum…talvez consigam chegar à meia-noite com alguma coisa recolhida”. Parei um pouco, para acompanhar os “trabalhos”. Nem acreditei! A lixarada era recolhida da forma que já descrevi, para imediatamente a seguir, ser despejada, logo após o murinho que separa o passeio da praia! Claro, o ventinho (ainda bem que não era o que normalmente costuma fazer), se encarregava de retornar tudo à sua procedência.
Mais tarde, bem no final da tarde, tornei a passar, para ver se a imagem havia mudado… que nada! Continuava tudo no mesmíssimo lugar. Estou bem inclinada em pensar que a malta de plantão, se tenha cansado de levar o lixo de um lado para o outro e, ver seu “trabalho” aniquilado pelo vento e, simplesmente, tenha abandonado o serviço.
É óbvio, que amanhã, as senhoras encarregues da limpeza e, afectas à CMP, vão amaldiçoar alguém…….

COISAS VELHAS

Já ontem, ao passar pelo Gimno Desportivo, dei de caras com uma batelada de lixo: alcatifas podres, armários ou pelo menos pedaços de armários velhos, cadeiras sem pé, enfim, restos mortais de alguma coisa que já foi substituída. Vem o novo, e o velho simplesmente, é deixado à porta do local, para que o mais incauto venha catar. Justamente, uma série de crianças que por lá passava, não se fez de rogada e toca de apanhar a alcatifa, que por sinal estava carregada de água, dificultando-os no transporte. Claro está que, para conseguirem apanhar a encomenda, reviraram tudo e, o monte disforme já de inicio, se tornou ainda mais caótico e penoso de ser visto.
Imaginem se, todo o mundo começar a agir dessa forma!

Sem comentários: