março 17, 2008

PENSANDO ALTO

A MENTIRA
Há dias ouvi uma expressão que me fez pensar : “mentiroso compulsivo”!
Nada de especial… mas, actualmente a gravidade é outra.
Mentir actualmente, virou profissão.
Há quem inclusive, se especialize em áreas muito concretas. Outros porém, os piores diga-se de passagem, mentem por desporto, por vício, por prazer, por doença!
Todos nós, algum dia, por uma razão ou outra, já mentimos: ou para nos defendermos, ou para não magoarmos terceiros, ou por cumplicidade a quem queremos bem, ou ainda por força das circunstâncias… não interessa. Mentimos. Mas, normalmente são mentiras perdoáveis, inocentes.
O problema, é quando começamos a mentir de tal forma, que para além de começarmos a acreditar em nossas invenções, ficamos bloqueados para ver como nossa atitude, prejudica alguém ou algo! Aí, é péssimo!
Há, hoje em dia, uma classe que mente, para se auto promover, para se destacar. Os que embarcam neste navio, penso que são merecedores daquele sentimento nada nobre que por vezes nos visita, a pena! As explicações para suas atitudes, estarão algures num ego mal desenvolvido… mas um profissional saberá dar uma explicação mais correcta e detalhada. Quem sou eu?
Outra classe, mente porque não sabe viver de outra maneira (são aqueles que acreditam veemente em suas aberrações) e, nesse caminho, levam tudo e todos no embrulho. Mentem por tudo e por nada, inclusive em situações que não carecem, nomeadamente quando prometem o que ninguém nunca lhes pediu!
Normalmente, é uma classe constituída por gente “de bem”, longe de ser relacionada com o incorrecto, gente “metida à besta” mesmo, como diria nosso irmão brasileiro.
E como são assim, aproveitam-se de seu “status” para “agarrar” suas vítimas, que quase sempre, caem em suas mentiras, porque, incrivelmente, sempre têm justificações e alegações complicadíssimas, muito detalhadas, que só confundem o sistema daqueles, cujo “disco duro” ainda não foi pirateado.