janeiro 06, 2007

ATENTADOS PUBLICOS III


O ESTACIONAMENTO

A cidade da Praia, já não é a mesma! Facto incontestável!
O parque automóvel cresce assustadoramente dia a dia e, o cais está lotadinho de “zerinhos” e outros tantos, por sair.
A ajuntar, uma série de “calhambeques” sem condições, que ainda circulam na boa, e outra série de carcaças ocupam lugares pela cidade adentro.
Porém (ai os meus “porém’s”), a estrutura “estacional”, simplesmente continua na mesma. Foram feitas estradas, criados novos acessos alternativos, o que reconheço de grande mérito, mas estacionar, é aquela OBRA! O estacionamento!!!! Esta palavra para muitos pode significar satisfação, para muitos outros, um verdadeiro pesadelo.
Daí que, os condutores, tenham começado a ousar (falo dos mais conscientes, porque os outros, esses param e estacionam onde melhor lhes aprouver há muito tempo), recorrendo à imaginação, no que toca ao estacionamento dito ilegal: sobre os passeios, frente a garagens, bem em cima das placas de proibição, enfim… cada um usa a sua própria criatividade e outros tantos a seguem.



Volta e meia, lá a polícia de trânsito sob o auspício de não sei que critérios, se empenha em efectuar rondas pela cidade e arredores, sobretudo no Plateau (onde a coisa está preta) e aplicar uns valentes coimas nas viaturas mal estacionadas.
Mas isso, é às vezes! Porque eu, já fui vitima destas rondas, e me foi aplicada uma multa, num local, onde todos os dias, vejo carros estacionados por um dia inteirinho, sem nenhuma ameaça. Nem uma carta explicativa e justificativa, me livrou de pagar! E, confesso, não estava onde o agente responsável, descreveu no papel da multa, mas… onde é que eu tenho autoridade para enfrentar a palavra de uma autoridade? Não a tenho, né? Só me restavam duas alternativas: ou pago… ou pago!
É certo, que há locais que não devem nunca, sob que pretexto for, ter seus acessos impedidos, por sua própria natureza, no entanto… sejamos francos, com a quantidade de viaturas que há versus uma total e completa ausência de parques de estacionamento, fica difícil não desrespeitar as proibições! E… não são só os mais incautos! É todo o mundo a ser obrigado a entrar nessa onda! Mesmo as autoridades! Quantas vezes já vi isso acontecer… só que esses, não levam multa nenhuma! Pois…
Rezam as leis da sociedade, que os passeios são para os peões e a rua para os carros. Mas é mesmo assim???? Não será ao contrário???Pois bem, hoje em dia, esta teoria, anda a cair por terra. Porque cada vez mais se observa os carros em cima dos passeios e os peões a circular pela estrada....Como será que um deficiente visual poderá fazer para circular por um passeio, com carros estacionados em cima dele ????????'


Aqui fica, em jeito caricato, uma proposta inevitávelmente cómica.... encontrei num blog e achei o máximo para meu artigo!

in Blog das meninas

Sem comentários: