janeiro 31, 2007

GRILUZ

NO JORNAL da Noite de hoje, dia 30 de Janeiro de 2007, fui gratamente surpreendida, com uma notícia muito especial: a Electra está a estudar, testar mesmo, uma nova variante de contadores! Desta feita, trata-se de um contador pré pago, à semelhança do sistema grilo para telemóveis. Ou seja, curto e grosso, “tem crédito, tem luz, não tem crédito… fica às escuras”. Bem, esta de ficar às escuras, tem a sua piada!
Resta saber, se vai ter serviço de “Toma saldo” e de “Sende-n”, para ficar igualzinho à Telecom, dando oportunidade assim, aos mais incautos que se esquecem de comprar crédito. Caixa de (correio) energia, já sabemos que não vai dar! E, em vez da mensagem estridente que nos recepciona no telemóvel, passaremos, de certeza a verificar em nossos contadores, no lugar dos dígitos de consumo, a ler: “esta casa está desligada”.
Sugiro um nome para isto: GRILUZ!
Mas, brincadeiras, à parte, devo dizer que, a ser instaurado devidamente, tem as suas vantagens, quanto mais não seja, para que se acabem de vez os argumentos à volta da sobrecarga derivada dos “furtadores” de energia e dos devedores versus incapacidade de investimentos. Porque, se bem entendi, a ligação de energia só funcionará para quem tiver esse contador e respectivo crédito em dia.
Espero mesmo, que o sistema não tolere nenhum tipo de vandalismo e venha devidamente blindado de sistemas anti corrupção.
Quanto tempo irá levar até que toda a população tenha um contador desses e, quanto custará tê-lo, são algumas das questões que me assaltam, quando penso no dia, em que possamos todos, respirar aliviados, no que toca ao fornecimento de energia, sem traumas de escuridão! Não vai ser fácil, mas prefiro acreditar, que para variar, se está realmente a pensar no bem colectivo, desta vez!


Sem comentários: